Que roteador comprar? Qual o melhor roteador?

Que roteador comprar ou qual o melhor roteador são duas […]

Que roteador comprar? Qual o melhor roteador?

Que roteador comprar ou qual o melhor roteador são duas perguntas constantes na cabeça de pessoas que pensam em compartilhar sua conexão de Internet com qualidade.

O roteador é elemento essencial para trazer Internet à casa das pessoas que optaram pela tecnologia ADSL. Geralmente, as operadoras de banda larga tais como Oi ou GVT são responsáveis ​​por fornecer os equipamentos necessários para se conectar à internet de sua casa ou escritório.

A maioria desses aparelhos são testados e programados para trabalhar com a conexão que você contratar, pelo que, na maioria das vezes, basta ligar para funcionar. Entretanto, é possível que você precise ou queira comprar um novo roteador. É para você que escrevo este artigo.

Roteador DIR-300 com 4 portas LAN e Wi-Fi

Roteador DIR-300 com 4 portas LAN e Wi-Fi

É complicado configurar um roteador?

Antes de começar, enfatizamos que as operadoras de internet enviam seus roteadores pré-configurados. Um roteador não muito diferente de um telefone celular. Se você comprar um subsidiado, a empresa já definiu os parâmetros para usar todos os recursos da sua rede. Dito isto, vamos ao que interessa.

Se você resolver comprar um roteador “virgem”, saiba que um bom equipamento custará cerca de 100 reais no mercado brasileiro, na data de publicação deste artigo. Para estes casos, sempre será necessário informar ao roteador quais são os parâmetros da sua operadora.

Os roteadores são acompanhados de manuais de instrução detalhados, com imagens das telas de configuração, mas será necessário conhecer previamente alguns parâmetros:

  1. Login do seu provedor de Internet
  2. Senha do seu provedor de Internet

Com estas duas informações, o modem fará o papel exclusivo de modem, e o roteador fará a “discagem” para o provedor de forma automática, se concentrando no que ele faz de melhor: rotear o tráfego.

Qual a vantagem de comprar um roteador?

A primeira vantagem é uma questão dos números. Os roteadores normalmente são mais “parrudos” que os modems fornecidos pelas operadoras. Isto ocorre porque eles realizam unicamente a função de rotear o tráfego. São especializados neste única tarefa, e como na vida real, quem é especializado, realiza melhor uma tarefa.

Roteadores dedicados tem pelo menos 4 portas LAN. Isto quer dizer que você poderá dividir a Internet com 4 computadores através de cabos de rede.

Alguns destes equipamentos contam ainda com conexões Wi-Fi (sem fio), logo, além de fornecer internet através de cabos para 4 computadores, ele também fornecerá Internet sem fio para qualquer equipamento compatível, inclusive notebooks, netbooks, tablets, celulares, etc.

Qual roteador comprar?

Roteador Linksys/Cisco WRT160N

Roteador Linksys/Cisco WRT160N

Procure comprar equipamentos com pelo menos 4 portas LAN e conexão sem fio (Wi-Fi), desta forma, você contará com mais opções de conexão quase pelo mesmo preço.

Sobre aqueles com conexão Wi-Fi, procure aqueles com antenas de mais alto ganho. Quantos mais dBi, melhor.

Sobre marcas, as mais confiáveis, e ao mesmo tempo baratas, eu recomendo D-link, Tp-link, Huawei e Linksys. Se puder comprar um roteador Cisco ou 3Com, melhor ainda, mas prepare-se para pagar pelo menos o dobro.

Particularmente, tenho experiências muito boas com o Cisco/Linksys WRT 160N (foto acima). Uma das suas vantagens, além da qualidade, é o fato da sua antena ser interna, o que colabora para um belo design, sem detrimento do alcance da rede sem fio.

Onde comprar?

Se estiver em São Paulo, a rua Santa Ifigênia é o melhor local. Se estiver no Rio de Janeiro, acesse o site Boa Dica, na seção de pesquisa de preços específica para roteadores (este é o link direto). Em outros estados eu desconheço lojas onde você poderá comprar o equipamento pelos menores preços, então, considere dar uma olhada no site Mercado Livre, com o devido cuidado com vendedores desonestos.

  • Jorgematuim

    tenho um notbook maisnão entendo nada dessas coisas da net eu tenho um moldem da claro dizendo ela que é de dois gigas, qual o beneficio que o roteador me fara? vou deixar de usar o moldem? é assim

  • Jorgematuim

    tenho um notbook mais não entendo nada de net tenho um moldem da claro de dois gigas, que beneficio o roteador fara pra mim no caso de obtelo um